sexta-feira, 18 de junho de 2010

Receita pronta?!?!

Ao longo desses anos trabalhando com educação, tenho presenciado muitas vezes os “professores da prática” (aqueles que estão nas escolas) questionarem aos “professores da teoria” (os que estão nas universidades), como por em ação aqueles princípios e recomendações contidos nos textos e falas desses últimos. A resposta a essa solicitação é, quase que invariavelmente: “não existe uma receita pronta!”.
Diante disso, fico me perguntando se a educação é realmente a atividade mais complexa que existe. Se tudo que se faz numa sala de aula é tão novo e tão diferente das demais, que nenhum procedimento bem sucedido em uma turma pode – realizando-se os devidos ajustes – ser aplicado em outra. Será mesmo que os professores têm que inventar sempre maneiras novas de lidar com a sua turma atual e descartar essas maneiras assim que finda o ano letivo, pois elas não servirão para os próximos alunos? A minha resposta é um sonoro NÃO!
O vídeo postado abaixo é um exemplo bem didático de como utilizar o conhecimento científico para lidar com qustões recorrentes, constituindo procedimentos objetivos, teoricamente embasados, e que podem ser realizados nos mais diversos contextos por professores alfabetizadores e cuja probabilidade de êxito é bastante significativa.

2 comentários:

  1. Muito bom eu já tinha cantado essa pedra, mas as pessoas que ouvem olham a gente como se estivessemos desconstruindo informações anteriores, não só por desconstruir, que é o caminho certo, mas como se eu fosse maluca. Amei estou com você e não abro. Uma ação pedagógica não pode deixar de ter valor para outra pessoa só porque já foi utilizada e deu certo com um não vai dar com outro.

    ResponderExcluir
  2. Temos que socializar boas experiências!!!

    ResponderExcluir