domingo, 17 de julho de 2011

Alfabetização e Letramento: entendendo os conceitos.



Em maio do ano passado, postei na Página Principal um texto sob o título "Emília Ferreiro e a alfabetização!". Este texto está acompanhado de um vídeo no qual a pesquisadora argentina, que revolucionou as idéias de como as crianças se apropriam da linguagem escrita, faz críticas à separação dos conceitos de alfabetização e letramento. Como esta não é uma discussão sobre a qual eu tenha conhecimento suficiente para me posicionar claramente em algum dos extremos, ou mesmo em algum ponto intermediário, prefiro dar voz às "partes envolvidas" no debate, para que o leitor (certamente alfabetizado e letrado) possa construir a sua opinião de maneira mais bem fundamentada.
Os vídeos são bastante esclarecedores e as pessoas que neles aparecem comungam com a idéia de que alfabetizar e letrar são duas práticas diferentes, ainda que indissociáveis, como bem frisou a professora Magda Soares, que aparece no primeiro vídeo, que é um trecho do programa Salto Para o Futuro. Soares também é a autora dos dois livros que recomendo abaixo e que podem situar melhor ainda o leitor neste campo que já conta com uma significativa produção bibliográfica, desde que a Emilia Ferreiro, junto com a Ana Teberoski, lançaram, na década de 1980, o livro Psicogênese da Língua Escrita.
Para quem quiser uma revisão mais "rápida", mas não superficial, sobre o campo, há um link na seção Textos (á direita), que remeterá a um artigo, também da Magda Soares, cujo propósito é recuperar a evolução dos dois conceitos em foco.





Fique letrado:

Um comentário:

  1. Olá, através de um seguidor seu que segue meu blog de educação física conceitos, cheguei a sua matéria e adoraria que pudesse ler a matéria que postei no meu blog sobre a relação que existe entre o aprendizado em sala de aula com a educação física...adoraria ter um comentário seu, para acrescentar em minha matéria!...gratidão e o link é http://educacaofisicaconceitos.blogspot.com.br/2011/09/relacao-entre-educacao-fisica-e-as.html#links

    ResponderExcluir